images-tireoide

O que é a tireoide?

A tireoide é uma glândula do nosso corpo responsável pela produçāo de hormônios do metabolismo (T3 e T4, que atuam em todos os sistemas do nosso organismo), pesa entre 15 a 25 gramas, tem o formato de borboleta (dois lobos) e está situada na região anterior do pescoço, logo abaixo do pomo de adāo (conhecido popularmente como “gogó”), se movimentando para cima e para baixo junto com a laringe no ato de engolir.  Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

Hipotireoidismo – Existe produção insuficiente do hormônio, o que leva o organismo a funcionar mais lento, por exemplo: o coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido. Ocorrem, também, diminuição da capacidade de memória; cansaço excessivo; dores musculares e articulares; sonolência; pele seca; ganho de peso; aumento nos níveis de colesterol no sangue; e até depressão.

Hipertireoidismo – Nesse caso, há produção em excesso e tudo no nosso corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara; o intestino solta; a pessoa fica agitada; fala demais; gesticula muito; dorme pouco, pois se sente com muita energia, mas também muito cansada.

Nesses dois casos pode ocorrer um aumento no volume da tireoide, que chama-se bócio, e que pode ser detectado através do exame físico. No entanto, o bócio também pode ter outras causas, como doenças nodulares e tireoidites.

Cirurgiāo de Cabeça e Pescoço em fortaleza

O nódulo de tireoide é dos problemas mais frequentes dessa glândula e geralmente não apresenta sintomas. Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida, mas apenas 5% destes são cancerosos. O diagnostico precoce pode salvar a vida do paciente e a palpação da tireoide é fundamental para isso. Este exame é simples e fácil de ser feito, o que pode mudar a história de uma pessoa. Uma vez identificado o nódulo, o cirurgião de cabeça e pescoço solicitará uma série de exames complementares para complementar a investigação e confirmar a presença ou não do câncer.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp