mulher-tireoide

Quando devo operar a tireoide?

Você já deve ter ouvido falar sobre cirurgia da tireoide e, muitas vezes, dúvidas sāo levantadas a respeito da sua indicaçāo. Pensando nisso, vamos comentar sobre as principais razões para se realizar a tireoidectomia (remoçāo da tireoide) e esclarecer alguns questionamentos a respeito.

Temos como primeira e mais importante indicaçāo a suspeita de malignidade. Apesar de não ser frequente, o nódulo de tireoide pode ser um câncer. Quando o médico suspeita de malignidade pela palpação dos nódulos tireoidianos, pelo ultrassom ou pelo exame de punção aspirativa por agulha fina (PAAF), somente a cirurgia pode dar a certeza se o nódulo é maligno ou não.

Outra causa de cirurgia é a compressão cervical, onde pode haver desvio de traquéia geralmente secundário a bócio mergulhante (tireoides que cresceram em direção ao tórax). Nesse caso, a tireoide muito aumentada ou os nódulos grandes levam a sintomas de compressão de estruturas cervicais, causando dificuldades para engolir e respirar, sendo também motivos que levam a cirurgia.

Hipertireoidismo refratário a tratamento clínico deve ser operado, caso em que o paciente não tolera o tratamento com remédios ou estes não
estāo sendo suficientemente eficazes para controlar o hipertireoidismo,
principalmente quando a tireóide for muito aumentada ou com nódulos.

Por fim temos a estética como indicaçāo também. Embora não seja uma indicação comum, nódulos que levam a um desconforto estético podem justificar uma cirurgia de tireóide.

Ainda relacionado a cirurgia da tireoide, outro questionamento pode surgir no pré-operatório: “posso viver sem a glândula tireoide após sua retirada cirúrgica“?
A resposta é SIM. Os hormônios produzidos pela glândula podem ser substituídos pelos análogos sintéticos presentes em alguns medicamentos. Este hormônio deverá ser tomado através de comprimidos, normalmente em jejum, sem que haja qualquer prejuízo para a saúde do indivíduo.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp